terça-feira, 27 de setembro de 2011

Indo para fora do ninho

Quando estava prestes a me formar num curso técnico que fiz, depois de dois anos de convívio, minha professora lia emocionada um texto sobre a experiência de separação entre uma ave mãe e seu filhote. Nesse texto descrevia a sensação da mãe quando sentia que já era chagada a hora do filhote aprender a voar e a caçar para sobreviver. A dor que ficava no coração dela era imenso, mas ela entendia que havia chegado a hora de se desprender do filhote e ainda mais.... incentiva-lo a voar e desbravar o mundo lá fora. Ela estava ciente dos perigos que ele corria, mas não havia escolha, para ele viver como os outros ela precisava arremessa-lo do penhasco para que seu instinto o fizesse voar. Como era dolorido para ela!! Como era assustador para ele!! Parecia até que a sua mãe queria mata-lo! Mas a verdade era que a hora havia chegado, ele precisava se tornar um dia como ela.
Nesses dias tenho refletido sobre isso. Nosso Deus prepara em nossas longas jornadas pessoas para compartilharmos nossas vidas. Existem pessoas que se tornam “pais” espirituais de alguns, outros são “filhos” de outras pessoas, esses são chamados discípulos. Sim, é necessário que cada um de nós, depois de maduro na fé, façamos discípulos, passando nosso conhecimento, nossa essência, que o acompanhemos de perto, porém existe o momento de se afastar. Isso é muito importante para que essa pessoa não se torne dependente de nós, e sim do nosso Deus que o guiará no desafio de voar mundo afora. Não podemos negligenciar as fases da vida, nem quando estamos na posição de discípulos, nem quando estamos na posição de discipuladores. Normalmente todos nós passaremos por essas duas fases em vários momentos de nossas vidas. Por isso, entenda o momento de abraçar e o momento de se afastar do abraço, como diz as escrituras. Deus permite esses momentos para um crescimento maior em nós.
Queria ainda usar essa ilustração em nosso relacionamento com Deus. Nos sentimos aquecidos e seguros quando estamos na cômoda habitação com o Pai, não vemos o mundo lá fora. Mas chegará o momento em que deveremos encarar nossos medos e voar do alto penhasco, cumprir a tarefa para a qual fomos chamados, alcançando a fase adulta também. Isso não quer dizer independência de Deus, absolutamente, quer dizer que nossa vida com Deus também tem fases. Existe o momento do conforto, da busca no ninho, mas também há a busca no momento do voo. Tudo isso é tão necessário para nos tornarmos “aves adultas” e maduras em Deus. Isso também não quer dizer que não voltaremos ao ninho e sim que encontraremos um novo ninho num penhasco mais alto. Ali nosso Pai estará nos esperando depois de um longo e cansativo voo para que possamos descansar um pouco e recomeçar a nossa jornada. Considere todas as fases de sua vida!
 ... Há um tempo certo para todas as coisas debaixo do céu... tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de junta-las, tempo de abraçar e tempo de se conter... (Eclesiastes 3: 1 – 5)
“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o futuro. Eclesiastes 7-14 
Pense nisso!

Um comentário:

  1. Mais um texto cheio de sabedoria do alto. Confiar no Senhor não é sempre tão fácil... Mas vale muito a pena! Deus te abençoe, Vanessa!

    ResponderExcluir