segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

De mãos dadas...

Esses dias tenho orado ao Senhor e pedido mais intimidade, tenho dito que quero andar com Ele de mãos dadas... E isso me leva a refletir muito. Nós apenas andamos de mãos dadas com aquele que temos muita intimidade, ou seja, não é possível pegarmos na mão de alguém que não conhecemos e sair por aí como se houvesse uma forte afinidade entre nós. No mínimo preciso conhecer quem é. Ainda penso que para que esse ato seja real, é necessário ter amor. Quando andamos de mãos dadas assumimos compromisso com a pessoa em publico, seja com um filho, com uma amiga, com a mãe ou com o namorado. É necessário ter um grau forte de relacionamento e afetividade com a pessoa, caso contrário esse ato não faz sentido. Sei que muitos pais seguram nas mãos de seus filhos pequenos por cuidado absoluto e muito amor, pois teme que a criança corra desesperada pela rua atrás de qualquer ilusão e acabe se machucando. Mas quando o filho assume a posição de segurar a mão do pai é diferente. É porque ele quer a proteção do pai e reconhece que assim Ele estará mais seguro. Ao orar a Jesus que quero andar segurando em sua mão, tenho mais a figura de esposo. Quando eu assumo a posição de segurar em suas mãos e sair pelas ruas, assumo o papel de ficar atrelada a Ele mesmo quando estiver caminhando para ir trabalhar por exemplo. É estar em comunhão e conversar com Ele sabendo que está bem perto. Para mim, pegar na mão é sinal de amor, de assumir compromisso, de intimidade e de comunhão. Pode parecer estranho para quem lê, mas é isso que meu coração derrama agora, uma vontade incrível de caminhar de mãos dadas com meu esposo Jesus por aí afora. Saber que Ele pode compartilhar segredos comigo durante nossa caminhada diária, mesmo sem que eu espere, poder reclinar minha cabeça em seu peito mesmo nos metrôs cheios, é estar tão perto que posso apenas sussurrar e Ele me entenderá e eu o entenderei quando Ele falar comigo... Este é o desejo do meu coração nessa nova fase que se inicia para mim....


Caminha comigo Jesus, te peço de todo meu coração. Quero andar contigo de mãos dadas por ai afora. Te amo!!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Indo para fora do ninho

Quando estava prestes a me formar num curso técnico que fiz, depois de dois anos de convívio, minha professora lia emocionada um texto sobre a experiência de separação entre uma ave mãe e seu filhote. Nesse texto descrevia a sensação da mãe quando sentia que já era chagada a hora do filhote aprender a voar e a caçar para sobreviver. A dor que ficava no coração dela era imenso, mas ela entendia que havia chegado a hora de se desprender do filhote e ainda mais.... incentiva-lo a voar e desbravar o mundo lá fora. Ela estava ciente dos perigos que ele corria, mas não havia escolha, para ele viver como os outros ela precisava arremessa-lo do penhasco para que seu instinto o fizesse voar. Como era dolorido para ela!! Como era assustador para ele!! Parecia até que a sua mãe queria mata-lo! Mas a verdade era que a hora havia chegado, ele precisava se tornar um dia como ela.
Nesses dias tenho refletido sobre isso. Nosso Deus prepara em nossas longas jornadas pessoas para compartilharmos nossas vidas. Existem pessoas que se tornam “pais” espirituais de alguns, outros são “filhos” de outras pessoas, esses são chamados discípulos. Sim, é necessário que cada um de nós, depois de maduro na fé, façamos discípulos, passando nosso conhecimento, nossa essência, que o acompanhemos de perto, porém existe o momento de se afastar. Isso é muito importante para que essa pessoa não se torne dependente de nós, e sim do nosso Deus que o guiará no desafio de voar mundo afora. Não podemos negligenciar as fases da vida, nem quando estamos na posição de discípulos, nem quando estamos na posição de discipuladores. Normalmente todos nós passaremos por essas duas fases em vários momentos de nossas vidas. Por isso, entenda o momento de abraçar e o momento de se afastar do abraço, como diz as escrituras. Deus permite esses momentos para um crescimento maior em nós.
Queria ainda usar essa ilustração em nosso relacionamento com Deus. Nos sentimos aquecidos e seguros quando estamos na cômoda habitação com o Pai, não vemos o mundo lá fora. Mas chegará o momento em que deveremos encarar nossos medos e voar do alto penhasco, cumprir a tarefa para a qual fomos chamados, alcançando a fase adulta também. Isso não quer dizer independência de Deus, absolutamente, quer dizer que nossa vida com Deus também tem fases. Existe o momento do conforto, da busca no ninho, mas também há a busca no momento do voo. Tudo isso é tão necessário para nos tornarmos “aves adultas” e maduras em Deus. Isso também não quer dizer que não voltaremos ao ninho e sim que encontraremos um novo ninho num penhasco mais alto. Ali nosso Pai estará nos esperando depois de um longo e cansativo voo para que possamos descansar um pouco e recomeçar a nossa jornada. Considere todas as fases de sua vida!
 ... Há um tempo certo para todas as coisas debaixo do céu... tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de junta-las, tempo de abraçar e tempo de se conter... (Eclesiastes 3: 1 – 5)
“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o futuro. Eclesiastes 7-14 
Pense nisso!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Interesse ou Amor?

Ao ler o texto de João 6 pela manhã vi como Jesus já observava a maneira que ele era procurado. Aquele povo que havia tido sua fome saciada no milagre da multiplicação dos pães estava procurando desesperadamente por Jesus. Eles foram capazes de atravessar o rio com um barquinho para acha-lo. Mas nosso Jesus sempre soube a intenção do coração do homem e suas motivações. Jesus sabia que aquele povo não o procurava porque estava interessado em suas palavras de vida e sim por causa do milagre, pois Jesus havia saciado a fome de pão. Jesus logo fez um dos discursos mais fortes para aquele povo, dizendo verdades tão puras e profundas, mas aqueles corações não estavam preparados para Suas verdades, porque suas motivações estavam com foco errado, não entenderam a grande revelação e o abandonaram. Foram embora!! Porque Jesus ao invés de dar-lhes o pão para saciar sua fome na carne, deu pão para o Espirito e eles rejeitaram.

Quantas vezes procuramos por Jesus por Ele ser aquele que supri nossas necessidades físicas, porque temos algum problema a ser resolvido, alguma causa na justiça a ser ganha, a ter nossas carências emocionais resolvidas? Jesus pode fazer e faz todas essas coisas, mas não se esqueça, Ele sabe pelo que você está o buscando, Ele sabe sua verdadeira motivação. Ele sabe se o que importa para você é Sua mão ou Seu coração. Você tem rejeitado o pão espiritual que Jesus tem te dado? Tem feito pouco caso porque prefere a saciedade da carne e não compreende a profundidade da revelação? Jesus, após ter sido abandonado por aqueles que o seguiram, se virou para os amigos mais íntimos dele, os doze discipulos e perguntou: “ Vocês também querem ir?” mas Pedro respondeu uma frase que ferve meu coração: “Para onde iremos? Só tu tens as palavras de vida eterna!”

A palavra que muda, confronta, sara, restaura. Esse é o nosso Jesus, que pode saciar nossa fome carnal, suprir nossos desejos e necessidades daqui, mas que dá muito mais importância em nos alimentar pela palavra que traz vida e transformação! Pense nisso!! Nosso Jesus sabe o que nos motiva a busca-lo. Que sua busca por Ele seja pura, seja por amor, para saciar sua alma.

domingo, 21 de agosto de 2011

Agarrei-me a Ele...

"... Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu." Cantares 3; 4

Você já fez alguma corrida para encontrar com seu Amado Jesus? Já o buscou pelas madrugadas adentro e não o encontrando saiu do lugar de acomodação, se levantou para fazer novas tentativas de outras maneiras com toda sua sede indo atrás dele? É... Depois de toda intensa busca, há a concretização da palavra:
Quem busca acha - Lucas 11:10b - E buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscares do todo vosso coração!" - Jeremias 29;13
Quando nos despertamos na sede por Jesus, fazemos de tudo para chegar até a fonte da água e finalmente o achamos. Os jejuns, as orações, as madrugadas em lágrimas valeram a pena!!
" Sinto-me leve e confortável! Ele está aqui!!" - Porém algo em nós tende a declinar... Mas preste atenção... se nossas atitudes quanto a Ele voltarem a ser como antes de o procurarmos, voltaremos a estaca zero. É comum depois de nos deleitarmos Nele, nossa persistencia diminuir, afinal, " Ele já está tão proximo. Está tudo tão bom e voltou a estar tudo tão confortável." ... Mas diz nessa passagem que a noiva sulamita se agarrou ao noivo e não o deixou ir após te-lo encontrado!
Voce já teve um encontro com Deus maravilhoso, capaz de abrir seus olhos e depois de semanas ou até dias tudo voltou a ser igual a antes, distante? Sabe o que aconteceu? Você não o segurou com todas as suas forças e não o impediu de ir embora.
Segure-o com suas orações intensas, com sua adoração sincera, com seus jejuns humildes, com seus canticos novos, com seu coração arrependido, quebrantado e adorador. Se suas atitudes quanto a Ele mudarem, se você voltar a ter as mesmas atitudes que antes, se ficar se deliciando na cama, Ele passará a ser sua segunda opção e por isso já não o sentirá tão perto de você.



Esteja atento. Busque-o enquanto Ele pode ser achado, busque-o enquanto é tempo!



sábado, 20 de agosto de 2011

O grande encontro!!

Fiquei a imaginar esses dias o meu encontro com o Rei da Glória... Como anseio por conhece-lo como Ele me conhece!! Poderei olhar em seus olhos, ter um momento a sós com Ele, poderei tocar em seu rosto... Poderei sentir o calor do seu coração e abraça-lo de uma maneira tão intensa como jamais fiz na Terra. Talvez dançaremos uma canção, e em meio a essa dança poderei apreciar o momento do silencio que falará tanto...
O nosso amado tem preparado a grande festa do encontro com sua noiva. O dia em que Ele tomará novamente o vinho da alegria conosco. Imagino o quanto Ele também ficará emocionado ao nos encontrar de uma forma tão gloriosa. Oh, que doce e mágico será esse momento!!
Ver os olhos de fogo de Cristo atravessarem minhas estruturas e saber que Ele entenderá exatamente o que estarei sentindo sem que eu diga coisa alguma. Ainda imagino que o encontrarei a sós, que terei esse tempo com meu noivo, onde poderei me derramar, louva-lo, cantar uma canção para Ele e faze-lo sorrir com a simplicidade da minha canção o estonteando de amor... Ah... como é bom imaginar o nosso encontro!! Como é bom sonhar com o grande dia!!! Não saber exatamente como será, mas ter a certeza de que todas as expectativas que crio desse momento serão muito mais do que supridas.
"Porque Nem olhos viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem aquilo que Ele tem preparado para aqueles que o amam!!" (1 Cor 2.9)
Ficarei embriagada em seu amor, terei os meus olhos paralisados por sua beleza!! Ah... Que momento!!
Nós como igreja e noiva do Senhor temos a liberdade de sonhar com o dia das bodas!! O dia da grande festa de celebração!! O dia em que encontraremos Aquele que é, que era e que há de vir!!! O dia em que o céu vai parar para esse grande encontro! Sonhe com Ele!
Glórias ao nosso Amado Senhor Jesus!!

domingo, 14 de agosto de 2011

Traição!

Quando somos traídos, quando alguém que amamos muito nos faz sentir uma dor enorme, a única coisa que temos a fazer é se lembrar que Jesus também sofreu as mesmas dores que nós. Seus amigos se afastaram dele no momento em que Ele mais estava fragilizado. A solidão que Ele sentiu na cruz foi tão grande, que Ele exclamou ao Pai: "Deus meu Deus meu, porque me desamparaste?" As dores eram tão grandes, Ele se sentiu tão só, como ninguém jamais se sentiu até hoje. As dores na carne, uma morte injusta, humilhação, rejeição, traição... quantas são as coisas que Jesus sentiu!! Posso te garantir, sua dor é nada comparada a que Ele sofreu por amor a você. Sem que Ele tivesse culpa, sem que precisasse descer do céu, Ele deixou sua posição de Rei e se fez um de nós, deixou de ser Rei para ser plebe.
Quando for traído por quem não espera, quando mentirem e engarem você, lembre-se: fizeram isso com Ele primeiro, então não culpe a Deus. Mantenha seu coração na presença Dele e como diz o salmos 91:
"Aquele que habita no esconderijo do Altissimo e descansa a sombra do Onipotente, pode dizer ao Senhor: " Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus em quem eu confio".
Vá e habite na presença do Senhor, lá tudo o que for terrível será nada diante da Majestade do Altissimo! Nele você pode confiar!

As fases da plantação

Terceira Fase: Brotando as primeiras folhas

Finalmente chega o momento de sair de dentro da terra!! Depois de tanto tempo passados num lugar úmido e escuro como a terra, as folhas saem timidas. Pouco a pouco vão saindo do solo e conhecendo o ambiente externo. Sentir o calor do sol sobre as proprias folhas é algo maravilhoso e quando cai a chuva, o frescor das gotas causam sensação de vida! Isso sem falar no vento que bate contra as pequenas folhinhas verde.
Essa é a fase de novas sensações, não mais medo. Aqui a curiosidade e o experimento de coisas novas é o que mais marca. Em nós, esse é o momento em que saimos de uma fase ruim, de temores e começamos a fase de andar com Jesus de uma maneira mais próxima. Não existe mais um lugar escuro, como dentro da terra, mas há um toque direto da parte de Deus. Depois de tanto tempo esperando por andar mais intimamente com Ele, de ouvi-lo mais claramente, finalmente chega o momento de provar não somente sua companhia, mas também conhecer mais de perto sua graça e seu cuidado direto sobre nós. Percebemos que todas as orações que fizemos enquanto estavamos nas fases anteriores foram ouvidas e começamos a entender a importancia de tudo o que já passou.
Sentir o calor que Deus nos traz e o seu frescor é intenso e nos empolga. A gratidão invade nosso coração e conseguimos ver tudo com uma ótica diferente. Vivemos dia após dia na confiança de que tudo o que Deus fará será o melhor e ainda mais, a fé parece voltar ao coração.
Nessa fase há algo especial! Os laços com Deus parecem se estreitarem e novas maneiras de busca-lo surgem. Isso dará a base para as proximas fases. Por isso, se você está nessa fase de relacionamento com Deus, se os seus problemas parecem ter ficado tão pequenos diante da grandeza de Deus, saiba, Deus quer te revelar novas maneiras de se relacionar com você! Descubra nesse tempo de curiosidade e descobertas, como busca-lo com toda a criatividade que Ele te dará!

Essa fase é maravilhosa! Deleite-se no Senhor!!

Leia também as outras fases da plantação.





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Disputa

Nós vivemos em um mundo de disputas. Desde pequenos disputamos com nossos irmãos ou com outras crianças a atenção dos nossos pais ou de outros adultos, disputamos amizades, liderança nas brincadeiras, quem é mais forte, mais bonito e até notas na escola. Os adolescentes muitas vezes disputam quem teve mais namorados (as), mulheres disputam quem se veste melhor, os homens disputam quantas mulheres conseguiram em uma noite, profissionais disputam a vaga de gerente ou um cargo melhor. São tantas as situações que somos envolvidos ou impulsionados a disputar entre nós mesmos. Parece que isso está encrustado em nossa natureza humana, sempre querendo levar vantagem em tudo.  Porém o fato real é que quem escolhe servir a Deus deve reservar sua força de disputa em outro canal, outro sentido. Pense: se fomos criados com esse sentido em nós, podemos canaliza-lo para o bem, não movido por inveja. No reino espiritual o tempo todo também há uma disputa ao nosso respeito. O diabo quer nos distrair da verdade para sermos enganados por nossa própria concupiscência, ao mesmo tempo, Deus coloca anjos ao nosso redor para nos proteger, para que quando clamarmos por socorro imediatamente eles entrem em ação e nos resgate das armadilhas de Satanás. Assim como disputamos coisas, também somos disputados no reino espiritual e isso é muito bom, porque só é disputado aquilo que julgamos que é bom, ou seja, Deus acredita muito em você e te ama demais ao ponto de se impor para tê-lo com Ele. Diferentemente o diabo te quer não porque te ama, mas porque não quer te deixar sentir o amor de Deus e te ver ao lado do mestre, então ele usa esse sentimento de disputa por pura inveja, porque o lugar ao lado de Deus era dele e agora ele não quer que alcancemos o posto de amigos de Deus, sendo assim ele  te quer para ser uma potencia das trevas. Preste muita atenção! O tempo todo, em todos os lugares, há representantes do inferno querendo tirar vantagem sobre nossas escolhas. Eles usam nosso instinto de disputa para nos fazer sentir bem momentaneamente em nossa carne e nos afastar das coisas de Deus, sendo impulsionados pela inveja. Ore para que o Senhor te dê discernimento para que você logo perceba os agentes do inferno que  querem se aproveitar de você da pior forma usando seu instinto de disputa para atropelar uma série de normas que formam nosso caráter.Não se deixe ir com a onda dos jovens, profissionais, adolescentes, homens e mulheres deste século. Dispute sim, mas com sua carne um melhor lugar no céu e deixe que nosso Deus vença através de sua escolha a disputa sobre sua vida!!    Deus seja louvado o tempo todo! Amém.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Deus tem planos para você!

É maravilhoso sabe que nosso Deus tem planos para nós. Ontem li alguns capítulos em Atos dos Apóstolos, exatamente a parte da conversão de Paulo (na época Saulo). Nunca havia visto aquelas passagens com aquele sentido. Paulo era um homem religioso e queria fazer o que era certo, então combatia os novos cristãos achando que era uma nova seita que havia nascido. Mal sabia ele que Jesus o havia escolhido para que fosse uma das identidades mais fortes do cristianismo tempos depois. Paulo foi impactado pelo clarão que ele viu, que acabara por deixa-lo cego temporariamente e com a voz do próprio Jesus. A partir dali algo aconteceu dentro do coração de Paulo. Ele se converteu. Mas as coisas não foram fáceis para ele desde o inicio. Paulo sofreu preconceito. Seu passado pesava sobre seus ombros. O “homem que perseguia a igreja”, era como ele era conhecido e muitos cristãos não confiavam nele. Foi aí que vi a bondade e misericórdia do Senhor estampada. Porque Deus não vê como o homem vê. Deus tinha planos para ele e mesmo em seu passado sombrio ali estava o Senhor, cuidando de tudo.
Muitas vezes nós somos taxados por algo que fizemos ou que passamos no passado. Títulos nos acompanham mesmo quando não desejamos. Mas sabe de uma coisa? Isso não pode nos parar! Paulo não se deixou deprimir por julgamentos humanos, mas Deus o fez crescer em glória e ele se tornou igual ou mais popular do que qualquer apóstolo. Padeceu sim muitas vezes, mas caminhou para frente. Foi ele mesmo quem escreveu: “E deixando as coisas que para trás ficam, sigo prosseguindo para o alvo”. E sempre será assim. Deus escolhe as coisas loucas do mundo para confundir as sábias, porque Ele se agrada em quebrar nosso conceito do que é certo.
Jamais julgue ninguém, porque você não sabe os planos que Deus tem para as pessoas, mesmo que elas sejam dignas de desprezo. Mas se você for o julgado, tenha em mente: Nada pode te afastar do amor de Deus que está em Cristo Jesus o nosso Senhor! Prossiga! Deus tem planos para você!!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Convívio

Estive pensando... Já reparou que quanto mais andamos com alguém, mais parecemos com ele? Não sei se você já se pegou falando frases especificas que um amigo seu usa com frequencia, uma expressão que marca alguém e daqui a pouco todos começam a se expressar daquela mesma forma. Ainda existem pessoas com manias diferentes, que achamos engraçado, mas daqui a pouco estamos nós ali fazendo exatamente o que antes havia sido motivo de chacota. Algumas pessoas dizem que depois de anos, um casal que convive diariamente acaba parecendo um com o outro... Pensando nisso fiquei maravilhada quando percebi que com nosso Deus acontece a mesma coisa! Quanto mais convivemos com Ele, quanto mais tempo passamos com Ele, mais ficamos parecidos com Ele. Nossos hábitos mudam naturalmente, nossos pensamentos se parecem mais com os DEle, o brilho de nossos olhos fica diferente e até nossa maneira de falar muda.
Isso explica o dia em que fiz uma lista de coisas que eu deveria mudar, porque começava uma fase de remoção de máscaras. Me desesperei ao ver quanta coisa havia errada em mim, então, logo com meu coração controlador eu fiz essa lista, onde constava o que eu deveria mudar. Me lembro quando fui tomar banho e comecei a numerar as coisas e pedia ao Senhor que me ajudasse a deixar isso, me ensinasse a fazer aquilo, me capacitasse a fazer assim, me fortalecesse para fazer assado... e a resposta de Deus tão brandamente tocou meu coração dizendo: "Apenas me busque". Era como se Ele estivesse rasgando delicadamente minha lista cheia de ações e me desse apenas uma função, sem listas... Saí do chuveiro aquele dia tão intrigada e ainda me pergunto porque é que eu complico tanto as coisas?
Éh... Nosso Deus é simples, não temos regras e rituais para agrada-lo, a única coisa que nos é pedida é um coração sincero e disposto...
Moisés esteve no monte Sinai por quarenta dias. Ele manteve contato com Deus por mais de um mês direto, sem interrupções e diz a bilbia que quando ele desceu do monte seu rosto brilhava! E sabe porquê? Passar tempo com nosso Deus nos faz refletir Sua glória!
Ande com nosso Deus, caminhe todos os dias com Ele, nas ruas, nas conduções, no trabalho... Medite em suas leis de dia e de noite, que as canções que sairem de sua boca sejam somente para Ele, que sua mente seja preenchida por Ele e você começará a exalar o perfume de Cristo, seu brilho estará em você, as pessoas que te rodeiam saberão que você está cheio da presença gloriosa de Deus!! Impossivel?? Veja o que o salmista diz nesse versiculo:

"Andarei perante a face do Senhor na Terra dos viventes. - Slm 116:9

E ainda o apóstolo Paulo fala:

"Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é"... 2 Cor. 5:17

Que o brilho de Deus fixe-se em você!!

Deus te abençoe!!

sábado, 23 de julho de 2011

Esperança

Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. - Salmos 139 - 16

Deus criou nosso corpo, moldou com seus próprios dedos. Enquanto nos fazia, sonhou com nossa história e enfim, soprou sobre nós o folego de vida. A partir de então fomos gerados no ventre de nossa mãe e Ele se alegrava com cada mês em que aparecia a obra de suas mãos aos olhos das pessoas que nos aguardavam por longos 9 meses. Ao nascer e crescer, nossas vidas tomaram rumos, muitos deles não estavam tão de acordo com o que Deus queria, mas em sua grandeza Ele sempre soube o que nos cercaria e dia após dia tem trabalhado em cima de opções para que voltemos a caminhar em cima de seus propositos. Porque ele é manipulador e quer fazer o que bem entende de nós? Não!! Porque só Ele sabe o que é melhor e só nos quer bem. A natureza de Deus sempre foi boa e sempre quis preparar o melhor da Terra e do céu para nós, mas nosso egoísmo não nos deixa ver assim.
No longo caminho da vida, estando ou não no centro de sua vontade, muitas coisas acontecem, muito choro, muitas frustrações e decepções, muitos desejos reprimidos, muitos sonhos frustrados, muita infidelidade, muitas doenças e fatalidades. No caminho, nossos pés incham e doem a ponto de querermos desistir. A dor da decepção com as pessoas nos faz querer não caminhar mais e até voltar atrás. Muitas vezes a dor das perdas são tantas que desejar continuar vivendo é impossivel. Nos sentimos abandonados, rejeitados por Deus e pelas pessoas que nos cercam. Parece que ninguém entende a nossa dor. A escuridão torna-se medonha e com pavor pensamos em abandonar tudo e todos. Quem parecia tão confiavel nunca foi. Parece que não é viavel vencer as próprias limitações. Choro, desespero, choro, dor, choro, abandono...
Quero te lembrar que um dia Deus sonhou com você. Seja lá porque motivo as circunstancias trágicas e angustiantes acontecem, Deus sonhou com você! Ele te gerou! Ele te conhece e antes que tudo chegasse a existir, Ele já sabia que tudo ia acontecer, quem você seria, quais seriam suas limitações. Lembre-se que Ele tem propositos para você e que nenhuma situação é tão dificil para Ele, nem a morte, porque todas as coisas lhe estão sujeitas.
Quantos inimigos podem amendrontar a Deus? Nenhum!! Quantos inimigos podem amendrontar seus filhos (nós)?
Olhe para Ele, agora já podemos caminhar de novo. Sei que Ele sabe da nossa dor, conhece todas elas, anda conosco todos os dias e JAMAIS nos rejeitou, ainda que nos sintamos assim.
Nosso Deus é aquele que nos permite andar em lugares altos, acima de toda e qualquer circunstancia! Pense nisso!
Deus te abençoe!!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nossas buscas...

Os tempos passam, as épocas mudam, mas os nossos sentimentos são os mesmos. Entram décadas, saem décadas e ainda vivemos a procura de uma satisfação profunda que sacie nossa alma. Quando iremos aprender o caminho dessa satisfação? Há um só caminho para nos sertirmos completos, mas ainda assim, trilhamos milhares deles na busca de algo que nem mesmo sabemos descrever. Muitos procuram sua felicidade em amigos, outros em relacionamentos, há aqueles que se enchem de compromissos, outros trabalham demasiadamente, outros bebem, procuram muita diversão sem maiores esclarecimentos, excesso de festas, "badalação". E eu pergunto, para que? Todas essas coisas e ainda outras não citadas provocam totalmente o inverso do que procuramos. A alegria que essas coisas carregam é tão passageira que quando ela vai embora o que sentimos é decepção, solidão e desapontamento. Vale a pena? Programar nossas vidas, que diga-se de passagem, é tão curta, para encontros e desencontros que acabam por nos fazer mal?
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" - Jo 14;6.
Procuramos em pessoas a saciedade de nossas almas e mal sabemos que o que pode nos matar a sede tem apenas um nome: Jesus. Sempre nos lembramos Dele por último, Ele sempre tem sido a última opção.
Já parou para pensar o que te faz falta? Você pode até mesmo fazer uma lista de coisas que gostaria de possuir ao longo dos seus dias aqui, mas pense bem, essas coisas te fariam realmente feliz? Dinheiro, casa nova, carro novo, mulheres, homens, casamento perfeito, ser bem sucedido no trabalho ou até mesmo no ministério... Isso te faria feliz para sempre?
Com as lutas dos meus dias descobri que a única coisa que pode nos trazer a felicidade é a verdadeira paz que vem de dentro e aprendi onde posso encontra-la e com quem ela está:
" Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como o mundo a dá! Jo 14;27
Que paz é essa que Jesus diferencia da paz que vem do mundo? È a paz que não está localizada nas circunstancias, mas sim na confiança em Deus. Ele completa o versiculo dizendo:
" Não se turbe vosso coração nem se atemorize".
Ele fala da paz que precisa estar localizada em nosso interior. Essa paz faz que mesmo que estejamos numa fase terrivel, tenhamos calma e tranquilidade ao saber que tudo está sendo guiado por Ele.
Podem passar muitos séculos, nossa busca sempre será a mesma e para nossa alegria, o caminho também sempre será.
A verdadeira satisfação encontra-se na paz que só Jesus tem!! Só Ele pode nos dar!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

As fases da plantação.

Segunda fase: O crescimento da raiz
 
Você pode estar se perguntando porque estou falando sobre plantação e semente. A verdade é que somos essa semente e seu desenvolvimento será acompanhado de perto para que possamos entender certas fases de nossa propria vida mais claramente, comparando nosso dia a dia e nós mesmos a natureza, como o próprio Jesus fazia em suas parabolas. Após a fase da semente ser enterrada, e ficar um tempo nessa condição, alguns fatores determinam o tempo do seu romper. A água e o calor são dois elementos importantissimos. Apesar da semente não estar exposta ao calor do sol, o sol ainda assim está aquecendo, embora esteja longe da água, ela está ali sendo derramada para regar a terra a fim de que chegue até a semente. Quando a água embebe suficientemente o grão da semente e o calor colabora, chega o momento do rompimento da membrana que reveste a semente, a fim de que ela crie raiz, surgindo assim a radicula, que é a primeira parte da raiz a ser formada. O tempo determinante para esse romper é peculiar, por isso, todos nós temos um tempo próprio para passar para essa segunda fase. É impossivel chegarmos prematuramente alí, caso contrario, teremos um crescimento falho e não é esse o objetivo do nosso Deus.O calor e a água aqui representam a presença de nosso Deus que nunca nos deixa só, apesar de muitas vezes nos sentirmos sem seu amparo, Ele nunca nos abandona, sempre supervisiona nosso desenvolvimento e tenho certeza que ninguém espera tanto pelo momento do processo estar concluido do que Ele!Ao estudar sobre germinação para fazer esse texto me deparei com essa frase bem interessante: " Germinar é simplesmente sair do repouso e entrar em atividade metabólica*."O que isso te sugere? Tem um momento em que temos de parar de nos debater para exigir a nossa maneira e quando enfim cansados, resolvemos nos render, começamos a aprender sobre Deus e sobre nós mesmos. Quando somos jogados na terra e mergulhamos em nós mesmos, passamos a fase da solidão e do querer encontrar respostas. Nos deparamos assim com tantas coisas em nós que antes não percebiamos. A fase do crescimento da raiz nos diz algo complementar a isso. O tempo do pensar e refletir passou, agora é hora de agir. Passamos do estado de repouso para a ação da mudança. É hora de criar raiz naquilo que Deus nos ensinou no tão duro momento de silencio. Criar raiz significa solidificar aquilo que conseguimos entender no tempo de espera. Lá não tinhamos o que desejavamos, mas sim o que precisavamos, a luz e a água tocando apenas o solo e chegando assim de uma forma indireta em nós. Na fase da raiz ainda estamos embaixo da terra longe destas coisas, mas podemos colocar para fora a esperança que daquele momento surgirão bons frutos. É hora de expandir, de se firmar na esperança e na fé e batalhar para a mudança não ser apenas no pensamento, mas na ação. É hora de saber que essa raiz precisa se espalhar, é preciso entender que a raiz sustentará a planta por toda a sua vida proporcionando os nutrientes necessários para que ela viva por muito tempo. Tudo o que fizermos agora, nos sustentará para as próximas fases. Cada fase é crucial no desenvolvimento de cada um de nós, por isso, se chegou seu tempo de criar raiz, de voltar a acreditar, de agir, faça isso com toda sua força. Acredite, ponha em prática o que Deus te ensinou. Nós somos capazes de mudar, de virar novas pessoas em Deus, com novos objetivos e com uma fé inabalável. A primeira raiz cresce timidamente, mas vai se espalhando conforme o tempo passa! Faça isso, ponha em prática, corrija-se, torne-se uma nova criação! Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17
*Metabolismo = Mudança na natureza molecular dos corpos

 


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As fases da Plantação

                                         Primeira fase: Morte da Semente na terra

Estive lendo sobre como plantar sementes. Uau, que trabalhão!! Precisam de mãos habilidosas e todo um monitoramento. O que me intrigou hoje pela manhã foi exatamente esse processo, não sou uma jardineira nata, pelo contrario, nem sei cuidar de uma planta, mas Jesus disse de si mesmo: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Jo 12:24
A partir daí fiquei na curiosidade em pesquisar como se daria a plantação de uma semente. Ao pesquisar, vi que existem muitos critérios a serem respeitados em uma plantação: “A escolha das sementes deve ser criteriosa. Elas devem possuir boa genética e serem livres de pragas e doenças. Sementes fracas e contaminadas são certeza de insucesso. Algumas espécies podem necessitar de frio para o seu desenvolvimento e desta forma não é indicado o seu plantio no centro-oeste, norte e nordeste por exemplo. Outras só devem ser plantadas na primavera, evitando-se as outras estações do ano. Na maioria das vezes, quanto mais frescas as sementes, melhor é o seu poder germinativo. No entanto, muitas sementes de árvores, arbustos e plantas anuais, possuem dormência, o que faz com que o passar do tempo e das estações seja importante para a sua germinação. Essa dormência pode ser superada no caso de sementes duras de diversas árvores. Técnicas especiais de quebra de dormência, que podem incluir escarificação mecânica, imersão em água quente, ou até mesmo ácido sulfúrico, garantem germinação em tempo recorde e de maneira mais uniforme, facilitando o futuro manejo das mudas. Verifique sempre se as sementes que você está adquirindo necessitam quebra de dormência, para realizar os procedimentos corretamente, evitando frustrações futuras.”
Achei tão interessante que resolvi compartilhar esse pensamento. Assim como Jesus, nós muitas vezes somos essa semente que precisa ser plantada. Qual tipo de semente somos eu não sei, mas Ele, o verdadeiro jardineiro sabe. Talvez sejamos como essa fresquinha que germina mais rápido, talvez sejamos essa que precisam de um tempo a mais pelo fato de possuírem “dormência”. Pois é, as fases da plantação... existe o momento em que a semente está sendo lançada ao solo, quando a semente está morrendo dentro da terra, essa fase é tão difícil, ficamos enterrados dentro da terra, não vemos o sol, não sentimos a chuva, simplesmente o que precisamos é morrer para nós mesmos, os velhos hábitos, a velha vida, a velha pessoa, enterrados em nós mesmos. Estar dentro da terra não é fácil. Há sempre um motivo para chorar... “ Ah eu queria tanto ver o sol!!” – dizemos tantas vezes... “Ah, eu queria tanto sentir Deus”. Mas o que parece é que cada vez mais não sentimos seu calor. Você já parou para pensar se você está na fase um da plantação? O de estar dentro da terra? O de mergulhar em você mesmo? Essa fase é muito importante e particular. Ela é a fase das mais importantes mudanças internas, confrontos e conflitos, mudança de opiniões e hábitos. Estamos assim morrendo para dar lugar a uma vida com muito mais frutos em Deus. Algumas sementes, por serem mais duras, precisarão de um tratamento especial de Deus para germinarem mais rápido e saírem logo do processo de dormência.
As mãos e os métodos de Deus são perfeitos, não se esqueça disso!! Só o Senhor sabe quando nos plantar, em que fase vamos germinar e quais frutos vamos dar. Ele nos planta em diferentes estações do ano.
Tenha certeza, se você é essa semente, e é, você é de boa qualidade!! Você foi escolhido para esse plantio.
Respeite a fase de estar dentro da terra, a fase da morte do velho homem e aprenda o que essa fase precisa te ensinar. Mais para frente virão novas fases e poderemos sentir o alivio da chuva e o calor do sol!